Guia completo do E-commerce: Tudo o que precisa saber
O e-commerce ou comércio eletrónico é o presente e o futuro dos negócios Mundiais.
Cada vez mais, vai ganhar força e espaço, esta forma de comércio e as empresas que não se adaptarem e atualizarem para esta realidade, vão ficar para trás.
A taxa de crescimento anual, têm vindo a ser superior a 10% ao ano a nível mundial e as previsões são de continuidade de crescimento neste tipo de comércio.
O que é o e-commerce?
O e-commerce ou em português "comercio eletrónico ou comercio online" é o modelo de negócios, que consiste em compra e venda de produtos ou serviços, totalmente online.
Com este tipo de negócio, não existe a necessidade de ter uma loja física, e permite vender produtos ou serviços, a nível mundial, com todas as vantagens inerentes a isso.
Este tipo de negócios, pode ser feito através de diversos canais de venda, seja email marketing, marketplaces, lojas virtuais, entre outros.
Muitas empresas começam a dar preferência a este modelo de negócio em detrimento do negócio tradicional com lojas físicas, passando gradualmente a a estar mais focados no e-commerce ou mesmo, abandonando totalmente o o físico para o digital.
Vantagens e Desvantagens do E-commerce
Existem vantagens e desvantagens neste tipo de comercio, mas as vantagens regra geral, para a maioria das pessoas ou empresas, supera largamente as desvantagens.
Cada caso deve ser avaliado individualmente e deve ser levado tudo em conta, quando pretendemos começar.
Vou destacar em seguidas os fatores mais relevantes em cada um dos casos.
Vantagens do E-commerce
As vantagens de um e-commerce, comparativamente com o comercio tradicional, são imensas e desde logo para começar, com um e-commerce, conseguimos vender 24horas por dia, 7 dias por semana, sem quaisquer custos acrescidos.
Vejamos então as seguintes vantagens:
- Ter a "porta aberta" 365 dias por ano, 24 horas por dia;
- Comodidade e praticidade para quem compra, sem ter que sair de casa;
- Baixo custo para iniciar;
- Vender para todo o Mundo e não ficar limitado a uma localização;
- Enorme poupança nos custos (loja física, despesas inerentes a essa loja, empregados);
- Conseguimos conhecer e chegar ao nosso publico alvo;
- Escalabilidade;
- Facilidade em conseguir organizar e mostrar uma grande quantidade de produtos ou serviços;
- Capacidade de medir e analisar os nossos resultados de forma mais simples;
Desvantagens do E-commerce
A maior desvantagem de um e-commerce, provavelmente será a concorrência, pois assim como chegamos a mais pessoas, também existe uma grande quantidade de empresas que conseguem chegar a essas pessoas e vamos ter de nos conseguir destacar perante elas.
Outras das desvantagens são:
- Dependência de Tecnologia, que nos pode deixar de um momento para o outro sem conseguir vender, por algum tipo de falha tecnológica que aconteça;
- Falta de Interação Física para criar empatia com os clientes;
- Problemas relativos a ameaças de segurança ao nosso site;
- Logística de envio, pois não dependemos exclusivamente de nós para que as encomendas cheguem aos nossos clientes;
Como Iniciar um E-Commerce
A primeira coisa que devemos fazer, é saber qual vai ser o nicho em que vamos atuar, o que vamos vender, para quem vamos vender e quem vai ser o nosso fornecedor.
Neste primeiro passo, devemos fazer um estudo de mercado e analisar a nossa concorrência, relativamente ao produto ou produtos que vamos vender e entender o que já existe e garantir que vamos conseguir competir com a concorrência.
Também devemos ter muita atenção na escolha do fornecedor, e tentar usar fornecedores que já tenham boas indicações e avaliações, de forma a tentar minimizar ao máximo, as hipóteses de poder ter problemas e complicações com entregas, prazos, falta de stock ou outros problemas relacionados com os fornecedores.
Escolha da Plataforma de E-commerce
Em seguida, vamos analisar e escolher a plataforma de e-commerce que vamos usar.
Devemos ver qual a que melhor se adapta as nossas necessidades e á nossa realidade, pois dependendo desses fatores, o que pode ser melhor para uns, pode não ser o melhor para os outros.
Existem diversas plataformas, como Mangento, Woocommerce e Shopify, que são algumas das mais conhecidas, mas existem muitas outras.
Desenvolvimento do Site
Depois de escolher o nicho, produto, fornecedor e plataforma, vamos criar e desenvolver o nosso site.
O site será á nossa identidade e devemos ter muita atenção neste passo, pois é um dos mais importantes, juntamente com os passos anteriores.
Devemos ter preocupação os seguintes aspetos do nosso site:
Design Responsivo
Nos dias de hoje, a utilização de smartphones nas compras online, representam a maior fatia dos usuários, e devemos ter muita preocupação em que tudo funcione corretamente nos smartphones,
Experiência do Usuário
Devemos ter um site simples, que seja de fácil usabilidade, que as pessoas não fiquem perdidas para encontrar, escolher ou pagar um produto.
Integração com sistemas de Pagamento
Ter sistemas de pagamento integrados, deve ser outra das preocupações, assim como ter sistemas de pagamento seguro, para que quem está a tentar comprar, não sinta algum tipo de receio de poder estar a ser enganado.
Marketing Digital para E-commerce
Depois da loja pronta para vender, devemos procurar promover a nossa loja, para que possamos ter a maior visibilidade e clientes possível nela.
Devemos usar o marketing digital para ajudar nesse processo, podendo promover a loja através dos diversos canais.
Devemos explorar o uso de redes sociais próprias ou parcerias com influenciadores, criar anúncios pagos, criação de conteúdo, entre outras formas, grátis ou pagas, que nos permitam aumentar a nossa visibilidade e consequentemente, aumentar as nossas vendas.
SEO
Por fim, utilizar técnicas ou estratégias de SEO (otimização para os motores de pesquisa), é das melhores formas gratuitas de conseguir aumentar a visibilidade do nosso site.
Existem diversas técnicas, que servem para que o nosso site (páginas pretendidas), consiga alcançar a primeira página de pesquisa do google, aumentando assim a nossa visibilidade de forma gratuita, podendo juntar ou não os anúncios pagos, para que desta forma, obtenhamos uma maior visibilidade no nosso e-commerce, com a vantagem de poder estar destacado gratuitamente, em vez de precisar de pagar para aparecer com os anúncios pagos.
Antes de terminar este artigo, se tens interesse em conhecer formas de empreender e ganhar dinheiro online, escrevi um outro artigo , que talvez te interesse!
Tipos de E-commerce
B2C (Business to Consumer)
Este é o tipo de e-commerce mais conhecido no mercado. Neste modelo, as empresas vendem diretamente aos consumidores, como é o caso dos marketplaces e lojas virtuais.
Lojas como Worten, Fnac são exemplos de grandes lojas, que utilizam este tipo de e-commerce, juntamente com o comercio tradicional.
B2B (Business to Business)
Este é o tipo entre duas empresas, quer seja para venda direta , que seja para revenda.
Para além de produtos e serviços, também as matérias-primas, fazem parte deste tipo de e-commerce e normalmente envolve grandes quantidades de produtos, assim como valores mais altos.
C2C (Consumer to Consumer)
Este tipo de e-commerce é o feito entre consumidores, utilizando plataformas como OLX, Ebay, Facebook para vender produtos.
C2B (Consumer to Business)
Este é provavelmente o mais recente tipo de e-commerce, em que os consumidores oferecem produtos ou serviços para empresas.
Alguns exemplos mais conhecidos, são os Sites ou Blogs, onde a pessoa faz publicidade e receber pagamentos em trocas da quantidade de visualizações que têm, ou através do Marketing de afiliados, em que recebem comissões por sugerir determinados produtos ou serviços, programas de cashback e ainda Plataformas de Freelancing, são alguns dos exemplos que se enquadram neste tipo de e-commerce.
O futuro do E-commerce
O futuro do e-commerce é muito promissor e as expectativas são elevadas para este tipo de comercio.
Dicas finais para ter sucesso no E-commerce
As vantagens inerentes ao e-commerce relativamente ao "comercio tradicional" são inúmeras, mas sem uma boa analise de mercado e concorrência, estrutura, conhecimento de mercado e de clientes será apenas mais um no mercado.
Não seja apenas mais um e procure ser diferente e se destacar em relação aos demais.
Não vale a pena inventar a roda, mas procure que a sua roda, gire melhor que as restantes…
Procura o que está a funcionar, melhora e procura manter todos os clientes satisfeitos, pois clientes satisfeitos, trazem mais clientes, sem custos de aquisição.